Após uma longa ausência :) o primeiro post é dedicado a temas muito em voga nos dias que correm.
Sempre me considerei uma pessoa ecologicamente "consciente" e na maioria da situações autosuficiente.
A redução, reutilização, reciclagem e o "desenrasque" são uma espécie de segunda natureza mas há algum tempo e por razões relacionadas com a saúde e a necessidade de poupança descobri um MUNDO novo - os produtos de limpeza caseiros.
Após extensa pesquisa na net (há centenas de sites dedicados a este tema) encontrei algumas receitas diferentes mas com os mesmos componentes básicos.
Já utilizei várias versões e todas resultaram bem mas prefiro o detergente liquido que serve para lavagem à mão e à máquina.
Então aqui vai a minha "receita" para os amigos e não só que já esperam há énios por ela!Um aviso importante, ninguém é responsável por ninguém. Em todas as situações a segurança vem primeiro, sejam certinhos e boa aventura!
P.S. não é intencional qualquer publicidade comercial dos produtos apresentados:)
DETERGENTE LIQUIDO PARA A ROUPA (MÁQUINA E À MÃO)
Material :
panela (convém de inox)
colher (pau, inox, plástico)
balde / alguidar de 10 l ou mais
recipientes plástico /vidro8 l de água da torneira
1 barra de sabão azul e branco de 400g (quaquer marca - eu utilizo Ultra PRO do Pingo Doce - cheira muito bem! )
120g de carbonato de sódio ou percarbonato de sódio (já experimentei com bicarbonato de sódio que é um pouco menos eficaz)
120g de borato de sódio ou perborato de sódio
1.Colocar 1,5 l de água na panela. Raspar ou lascar o sabão para a água.
Nota: para poupar no gasto de gás (que já é minimo) pode-se deixar o sabão às lascas finas a derreter em água de um dia para o outro. Se não for questão passar imediatamente para o ponto 2.
3.Desligar o lume e juntar os restantes ingredientes um pouco de cada vez mexendo sempre para arrefecer a mistura que pode subir um pouco. Se necessário ligar lume brando para engrossar ligeiramente.
4. Colocar mistura num balde e juntar o resto da água.
5. Deixar arrefecer. Mexe-se de vez em quando. Engrossa à medida que arrefece e "talha".
6. Guarda-se em recipientes de detergente roupa antigos / garrafões /garrafas. Só reconjuga à medida que é sacudido dentro do recipiente. Sacudo sempre a embalagem antes de utilizar porque pode ficar espesso e/ou talhar.
Nota: Este detergente NÃO FAZ ESPUMA porque não tem um componente designado lauril sulfato de sódio que é o responsável por formar espuma na maior parte dos produtos de lavagem / higiene e que dizem é potencialmente cancerígeno.
Mas o que lava não é lauril são os outros componentes. Não fazer espuma não é sinal de estar estragado ou de não lavar.
Testo sempre o detergente pondo um tecido escuro (normalmente é um pano azul :) )num alguidar com detergente e água para ver a estabilidade da cor. O único resultado até hoje foi o pano ficar muito limpinho.
Observações:
O sabão azul e branco pode ser de qualquer marca mas atenção que o cheiro varia! Tive uma experiência MUITO má com a marca é do Continente e por isso utilizo sempre o Ultra PRO do Pingo doce mas também já foi utilizado CLARIM e SOLAVAR com óptimos resultados.
Percarbonato e perborato são conhecidos branqueadores de roupa porque ao entrar em contacto com água formam água oxigenada, o chamado oxigénio activo, dos aditivos oxiaction, da lixivia delicada ou blanka, por isso não se precisa de adicionar mais nada.
Percarbonato e perborato são conhecidos branqueadores de roupa porque ao entrar em contacto com água formam água oxigenada, o chamado oxigénio activo, dos aditivos oxiaction, da lixivia delicada ou blanka, por isso não se precisa de adicionar mais nada.
Utilizo sempre água fria na lavagem e o resultado é óptimo mas também se pode lavar a 30º ou mais para máxima potência. O que não sai a frio é só pôr um pouco detergente em cima da nódoa e um pouco de água morna ou quente e esfregar.
O perborato e percarbonato (embalagens de 500g) existem no intermarché, mercearias tradicionais e drogarias.
O borato de sódio na farmácia (pacotes de 30g).
O carbonato de sódio encontrei na agriloja e inter e bricomarché embalagens de 500g. Já ouvi referirem-se a este produto como potassa (aparentemente as pessoas mais antigas utilizavam-no no tanque como uma espécie de superdetergente). Achei estranha a designação pois o produto não contém potássio mas de facto encontra-se por vezes comercializada com este nome, por isso verifiquem se a formula química no rótulo /composição é Na2CO3 que é o do carbonato de sódio.
O bicarbonato de sódio no Continente ao pé do sal (embalagens de 250g) da Cimarron ou outra marca. Nunca compro na secção de confeitaria que é MUITO mais caro.
Custos (Dependendo do que se utiliza) varia entre 1,95 euros e 3,76 euros.
1000 l água - 0,60 euros
bicarbonato sódio (250g) - 0,89 euros
8 l - 0,0048 euros
sabão azul e branco (400g) 0,49 euros
borato de sódio (120g) - 4x (30g) 0,70 euros - 2,80 euros
carbonato de sódio (500g) - 1,75 euros
carb sódio (120g) - 0,42 euros
perborato de sódio (500g) - 4,36 euros
perb sódio (120g) - 1,04 euros
percarbonato sódio (500g) - 1,99
percarb sódio (120g) - 0,47 euros bicarbonato sódio (250g) - 0,89 euros
bicarb sódio (120g) - 0,42 euros
a minha receita habitual:)
8 l - 0,0048 euros
sabão azul e branco (400g) 0,49 euros
carb sódio (120g) - 0,42 euros
perb sódio (120g) - 1,04 euros
total:
60 ml = 1 dose
8l = 133 doses (máximo)
Boas experiências! Já juntaram mais um produto de grande eficácia às vossas limpezas verdes :))
Genial! Ja esta feito e ate ja utilizei :D obrigada pela receita.
ResponderEliminarGenial! Ja esta feito e ate ja utilizei :D obrigada pela receita
ResponderEliminarBoa tarde, Encontrei o seu blog quando pesquisava sobre detergentes caseiros. Sou totalmente leiga no assunto, e fiquei agradavelmente surpreendida por ter encontrado não só a receita mas como todas as instruções sobre como encontrar os produtos necessários... Muito obrigada! Tenho apenas uma dúvida: os utensílios que usa para "fabricar" os detergentes convém serem para uso exclusivo? Ou podem ser utilizados para cozinhar, após lavados? Obrigada!
ResponderEliminarOlá Sophie,
ResponderEliminarO único utensílio que reservo exclusivamente para este fim é a colher de mistura por ser de pau e como tal poroso.
Todos os restantes desde que sejam de inox são utilizados também para outros fins.
Espero ter ajudado :)