quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bolachas de manteiga de amendoim

Dia feriado, todos merecem um docinho! Afinal para o ano que vem haverá menos n'é? Então cá vai um clássico da infância de muitos sortudos ma que continua a encantar os graúdos mais enfadonhos!
O melhor é que é tão simples que os mais pequenos podem ajudar. Então... fácil, barato, divertido e ainda por cima delicioso, quem vai conseguir resistir??
P.S. A contagem de calorias dá direito a multa :))



BOLACHAS DE MANTEIGA DE AMENDOIM:

Ingredientes:
210g de manteiga amolecida
16 clh sopa de açúcar louro
16 clh sopa de açúcar branco
2 ovos
20 clh sopa manteiga amendoim
46 clh sopa farinha (pode-se substituir algumas colheres por aveia, dá uma textura diferente, aumenta a fibra e é igualmente delicioso)
1 clh chá bicarbonato de sódio
1 clh chá extracto de baunilha


Numa taça junta-se manteiga amolecida, açúcares e manteiga amendoim. Amassa-se com as mãos (os pequenos adoram esta parte).
Adicionar ovos, farinha, bicarbonato e baunilha. Amassa-se tudo novamente com as mãos muito bem.
Forra-se o tabuleiro com papel vegetal.
Formam-se pequenas bolas de massa com as mãos e colocam-se no tabuleiro com algum espaço entre eles (Mais uma óptima tarefa para os mais pequenos:)  )
Com um garfo pressiona-se cada bola de forma a obter-se as marcas dos dentes do garfo na horizontal e na vertical, espalmando simultaneamente de modo a conseguir a forma de bolacha.
Cozer a 175º C durante cerca de 12 minutos ou até alourar.Conforme o tamanho da bolacha e da temperatura do forno, o tempo pode variar. Não coza demasiado senão ficam estaladiços e duros.
Estão moles ao sair do forno mas depois enrijecem.

Muito bom proveito!!

Sem comentários:

Enviar um comentário